Como acontece nestas agremiações de cariz religiosa e de gente oriunda ou descendente do povo açoriano, a Primeira Irmandade do Divino Espírito Santo, agregada à Igreja de Santo António de Toronto, organizou as suas festas em louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espirito Santo, envolvendo a distribuição das Pensões, estas nas instalações da Casa do Alentejo, um "Pezinho" bem à moda da Ilha Terceira, com inicio na casa de Eduardo Augusto, no Clube da Terceira Idade, localizado na Salem, acabando no salão de festas da casa do Alentejo com cantigas ao desafio com os cantadores Manual Tomás, Vasco Aguiar, Armindo Amarante, Manuel de Fátima acompanhados pelos músicos Francisco Oliveira, Albino Rebolo e José Martins.
Estas festividades tiveram o seu termino com um cortejo, ou procissão da Coroação, com saída da Casa do Alentejo após que naquele salão foram distribuídas as tradicionais Sopas do Divino Espírito Santo.
Muitos fieis, membros e familiares desta Irmandade estiveram presente enchendo o salão onde eram servidas estas Sopas cuja origem se perde nas brumas do passado mas sendo apontada à obra caridosa e misericordiosa da Rainha Santa, esposa do nosso rei D. Dinis, e que foi levada para a região dos Açores pelos primeiros povoadores, dado que aquele arquipélago era inabitado quando descoberto.
O povo vindo do continente continuou ali este culto de fé e de ajuda aos mais necessitados. Esta fé, e obra de misericórdia, estava vinculado nas suas populações dos Açores que se ajudavam mutuamente estejam eles fixados naquelas ilhas ou espalhados na vasta diáspora açoriana mesmo após alguns séculos passados.
Esta Irmandade contra o habitual de todas as outras que conhecemos não está sob a jurisdição dum Mordomo mas sim dum presidente e doutros membros do executivo estando aquele cargo na pessoa de José Gomes.
Festividades extensas e bem participadas. Estão de parabéns.
Voltar para Eventos Religiosos |